O que é o tempo? Se ninguém pergunta isso, eu não me pergunto, eu o sei; mas se alguém me pergunta e eu quero explicar, eu não o sei mais.
(Agostinho de Hipona)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Política à parte: O novo Código Florestal.

O que eu acho sobre o novo Código Florestal e sobre a disputa entre Aldo e Marina.

É engraçado, o cara [Aldo Rebelo] está envolto de uma pressão política tão grande, que começa a "cuspir" calúnias para todos os lados. Calúnias que poderiam acabar de uma vez por todas com a fama de "boazinha da política" que tem Marina Silva. É... o cara se ferrou mais uma vez. Primeiramente, milhares de ambientalistas, cientistas, biólogos, políticos, jovens leitores, jornalistas, o próprio instituto Greenpeace e professores universitários da área de biológicas [USP, UNESP e PUCs] já demonstraram um profundo desafeto e criticaram fortemente o novo projeto de reformular o Código Florestal. Por que será, não? Certamente coisa boa não está por vir. E até agora, todas as votações para o novo Código Florestal foram adiadas para uma data ainda não muito certa. Não seria certo que a sociedade tivesse acesso ao texto redigido pelo deputado Aldo?

Bem, diminuir as áreas de proteção ambiental e anistiar os salafrários que destruíram a natureza é um grande retrocesso para a questão ambiental no Brasil. Você não acha? E é justamente nessa a questão que Marina Silva tem lutado atualmente e desde que entrou para a política. Tudo bem, precisamos, com total certeza, de novos locais para plantação e novas técnicas de agricultura. Desde a antiguidade o sistema agrário vem fornecendo para a civilização humana melhorias incontáveis. Mas lembremos também que, sem as florestas e sem a proteção das matas, nós não seremos NADA num futuro próximo. O que será dos nossos filhos e netos? É por isso que cada vez mais pessoas estão tentando cuidar do que ainda resta das “áreas verdes”. E é por isso que temos que saber equilibrar tanto a questão rural quanto a questão ambiental.

Quando eu li e tomei conta da calúnia que Aldo “cuspiu” na cara de Marina, dizendo que seu marido, Fábio, fez parte de contrabandos de madeira e coisas do gênero, meu coração bateu mais forte. Pensei comigo: “Como que o marido de um dos ícones da luta contra o aquecimento global e da defesa do meio ambiente, pôde fazer uma coisa dessas?”. Mas, após ler o artigo [http://www.minhamarina.org.br/blog/2011/05/esclarecimentos-sobre-a-doacao-de-madeira-feita-pelo-ministerio-do-meio-ambiente-a-fase-em-2003/] em que Marina Silva explica passo a passo, com documentos oficiais do governo, sobre o que REALMENTE aconteceu, eu fiquei bem mais aliviado. Você, leitor, sabe como é de dar nojo conhecer um pouco mais a fundo a atual política brasileira. Principalmente e quase que totalmente, por causa dos próprios políticos que a integram. Agora eu quero que você me responda com sinceridade. Que político pede para ser investigado pelo próprio Tribunal de Contas do governo federal se tivesse algo a temer? Vamos... me responda. Sim, ela mesma, Marina Silva. Vamos lá né? Quem não deve não teme. E é exatamente isso que ela fez. Por mais que tudo isso já tivesse sido investigado pelo judiciário, ela queria que mais uma vez, tudo fosse novamente esclarecido.

Deus queira que o projeto não saia do papel e que tudo volte a ser como era antes. É sabido, que a maioria da população brasileira não respeita o meio ambiente (hoje mesmo vi um menino jogar um saco plástico na rua, como se aquilo fosse NADA) e pior, tira sarro da maioria dos ambientalistas. Mas, para nós, que sonhamos conhecer um mundo melhor, limpo, equilibrado e consciente, devemos LUTAR por ele. Marina Silva fez e faz isso diariamente. Infelizmente, a “laia” estúpida e sem moral de alguns políticos, tenta ofuscar aquilo que não pode ser ofuscado: uma conduta e um caráter ilibado, que só ela, Marina Silva, tem.

Luis Felipe Machado de Genaro

Um comentário:

  1. é uma luta de poucos mesmo,gê. Não adianta tentar aliar desenvolvimento e meio ambiente SEM o meio ambiente, não é?
    pode até soar radicalismo agora, mas só quem sofrer os reflexos do que está por vir vai poder olhar pra trás e dizer se realmente é radicalismo da Marina!
    adoro seus posts, mon biju! =)

    ResponderExcluir