O que é o tempo? Se ninguém pergunta isso, eu não me pergunto, eu o sei; mas se alguém me pergunta e eu quero explicar, eu não o sei mais.
(Agostinho de Hipona)

domingo, 11 de setembro de 2011

A Pirâmide do Mal

Numa de minhas pesquisas mirabolantes, encontrei na internet uma charge social digna de aplausos e reflexões. Não creio se sentiriam a mesma coisa vendo-a, porém tenho que lhes assegurar que ela me fez refletir mais e mais sobre o passado, o presente e futuro da humanidade. Seu nome é “Pirâmide do Capitalismo”. Por certo, já comentamos em um de meus artigos a história do capitalismo e suas conseqüências sociopolíticas que refletem num mar de desesperanças, ganância e desesperos. Mas que tal conhecermos agora, de acordo com a Pirâmide do Capitalismo, as esferas de poder que controlam eu, você, seu vizinho, sua família e sua cidade? Em cada esfera de poder, há uma frase impactante sobre o seu domínio na sociedade. Preste bem atenção!

No topo da pirâmide temos a esfera dos políticos e nela está escrito: “Nós controlamos você”. Ah, os políticos. É tão clichê chamá-los de corruptos, não acham? Então chega! Nós já sabemos disso. Não existe outro meio mais fácil de roubar dinheiro público, que é quase que interminável, do que ser um ministro, governador, senador, deputado ou prefeito. (Aqui em Itararé, por exemplo, isso já se tornou manchete e quase que uma piada para toda a população). Desde os tempos de Roma, passando pelas monarquias medievais, pelos papas e pelo clero, pelos reis absolutos e a pela corte até atualmente os grandes e poderosos ditadores e presidentes, roubar, controlar e manipular se normalizou. Já que se tornou o único meio de “estabilizar” e “apaziguar” a massa – nós!

Um pouco a baixo, temos os líderes religiosos. Nela está escrito: “Nós enganamos você”. Não, eu não estou falando de Mahatma Gandhi, Jesus, Madre Teresa ou Chico Xavier. Os líderes que eu me refiro são aqueles que se autodenominam senhores, superiores e detentores de um poder que só deveria ser aplicado ao divino. Andam com mantos folhados a ouro e, pela lábia religiosa, usurpam fies ao redor do mundo. São esses, padres, papas e pastores. Não generalizo, porém, dia após dia nós ligamos o noticiário e mais uma vez eles estão envolvidos em escândalos, prisões ou estão por aí, pregando o ódio, preconceito e a ganância em seus determinados templos. No ocidente, depois da morte dos doze discípulos e de Jesus, a Igreja primitiva de Roma, a partir de doações, ficara mais rica e em alguns aspectos, mais poderosa. Não demorou muito para que ela começasse a imposição de ordens, dogmas e meios de controle – a Inquisição e o Index, a lista de livros proibidos, são dois bons exemplos. Meros políticos com a Bíblia na mão!

De baixo dos religiosos se encontram os militares e os generais. Agora está escrito: “Nós atiramos em você”. Bem, todos aqui sabemos o quão prejudicial uma guerra ou uma revolução civil poder ser para a população, principalmente para os mais pobres e socialmente poderosos. Vemos isso claramente no Oriente Médio, na patética ocupação norte-americana no Iraque, em alguns países da África e em diversos lugares das Américas. Querendo ou não, os governos ricos – e algumas vezes os subdesenvolvidos – colocam uma guerra ou uma ocupação militar frente aos outros problemas sociais do país, a fome por exemplo. Adianta você sair gritando numa carreata para paz? Pregar o amor? Não pra eles. Eles também são políticos, eles matam qualquer um, a qualquer hora.

Agora sim, as últimas duas camadas da Pirâmide do Capitalismo – as mais “especiais”. Na próxima esfera está escrito: “Nós comemos por você”. Na charge, banqueiros, petroleiros e nobres poderosos estão envolta de uma grande mesa, farta de bebidas e comidas. Brindando, eles riam e comemoram, já que suas contas bancárias estão atoladas de dinheiro – quase sempre dinheiro sujo e corrupto, mas fazer o que? Elitistas preconceituosos e extremamente mesquinhos e sagazes, quanto o assunto é dinheiro, existem mesmo e estão em todos os lugares. E o sistema capitalista os adora. Pois são eles que compram grandes mansões, carros importados, perfumes caríssimos e roupas de grife. Com isso, a economia “gira” – as elites políticas, religiosas e militares, que quase sempre fazem parte dessa esfera, ficam ainda mais ricas e poderosas. E os pobres? Tornam-se mais pobres. Debaixo de tudo e todos, sustentando todo o resto, se encontra a classe baixa; os pedreiros, artesãos, camponeses, padeiros e trabalhadores em geral. Nessa esfera está escrito: “Nós trabalhamos por todos” e “Nós alimentamos todos”. Será que eu preciso dizer mais alguma coisa? Infelizmente, eu creio que não...

Se essas pequenas e impactantes frases não te incomodaram provavelmente você deve ser mais um alienado social. Isso é o que mais temos atualmente no Brasil e no mundo. Entretanto, a população está se questionando, coisa que antes ela não questionava. Através da mídia, dos livros e principalmente da internet, a massa descobre um novo jeito de combater os poderosos. Mas será que eles podem ser combatidos? É como eu disse, desde os tempos dos imperadores romanos até os dias de hoje, o homem livre vem sendo controlado e manipulado por seres poderosos e perigosos, bandidos, corruptos e genocidas. Será que um dia essa pirâmide vai desmoronar? Será que um dia o verdadeiro espírito revolucionário francês da “liberdade, igualdade e fraternidade” vai realmente ser enquadrado em nossa atual civilização? Esperemos sentados, pois isso pode demorar... e muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário