
Porque uma gestão que se propôs trabalhar, administrar com seriedade, quitar todas as dívidas pendentes, prometeu a transparência e a renovação é atacada desta forma? Será que esses mesmos “críticos” conhecem a história recente de nosso município? Das falcatruas, da corrupção, rombos financeiros, incapacidade e falta de transparência da década que se passou?
Com isso, no dia 28 de maio realizou-se na Câmara Municipal uma audiência pública com secretários e coordenadores, a prefeita e seu vice, com o intuito de levar à população os progressos realizados no primeiro quadrimestre de 2013. Diferentemente da desinformação gritante que transitava pela internet, principalmente dos que não compareceram, a apresentação não foi “técnica”, demorada e muito menos maçante: em menos de uma hora, através de tópicos centrais e fotografias – principalmente da frota de carros, outrora abandonada, hoje já em restauros e em funcionamento – explicou-se os avanços nas diferentes coordenadorias, nos serviços gerais prestados para os munícipes, nos projetos futuros e no árduo trabalho da secretaria de Finanças, que teve a missão de reconstruir uma fonte que não mais jorrava, devido à incompetência (ou esperteza) de administrações anteriores.
Ora, a audiência era oficialmente pública. Voltemos então ao significado da palavra: “público” é o que se refere ao povo em geral, o que é do interesse de todos. Estranho. Mesmo divulgado, os espectadores foram quase nulos. Onde estavam os vereadores da oposição? Os donos dos “grandes” órgãos de imprensa? E os empresários “preocupados” com o futuro da cidade? E os críticos? É fácil manifestar-se por detrás de seus computadores e acomodados em seus sofás, não é mesmo?
A Itararé que temos mostrou-se em poucos meses que pode ser a Itararé que queremos. No entanto, ou mudamos nossos hábitos e costumes, deixando para trás o conformismo e a total alienação política, ou as mudanças não se concretizarão. É como escreveu Bertold Brecht, “o pior analfabeto é o analfabeto político”. E esse, meu caro leitor, é o pior de todos!Fonte: Jornal Itararé News - Coluna "Escritos de História & Política" - 05/06/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário